quarta-feira, 17 de junho de 2020

A eutanásia no amor



Nunca fui fã de livros, mas não há nada melhor do que uma boa história, seja ela romântica ou até mesmo de aventura, que me faça prender ao sofá com o livro numa mão e uma chávena de chá na outra. Viver Depois de Ti - escrito pela jornalista/ escritora Jojo Moyes (originalmente conhecido como Me Before You) - teve esse mesmo efeito sobre mim. O que me fascina neste mesmo livro é o tema abordado; um tema muito particular, controverso, que pode causar até alguma polémica e é difícil de ser falado nos dias de hoje - a eutanásia. 
Este conjunto de folhas de papel impressas em maio de dois mil e treze, relata a história de uma jovem, Louisa Clark, com uma vida bastante banal numa pequena aldeia, que, quando fica desempregada, se vê obrigada a aceitar um emprego na mansão de Will Traynor, um jovem magnata com um caráter bastante satírico, que vive preso a uma cadeira de rodas após um acidente trágico o ter deixado paraplégico. Ao longo da obra, o leitor irá testemunhar como a forma ingénua e amável de Louisa ser e o facto de a mesma aceitar tudo e todos e amá-los por eles serem quem são, vai mudar o caráter de Will, levando-o a apaixonar-se por ela, sendo mais tarde retribuído por ela. 
Do meu ponto de vista, a maneira como a autora deste mesmo romance aborda a eutanásia, um tema tão delicado, leva-nos a interiorizar a dor sentida pela personagem ao decidir esse fim para si próprio e pelos seus familiares, ao terem que aceitar essa triste decisão, mesmo que esta seja muito dolorosa e difícil de aceitar, e terem de viver com isso para sempre. Devido a Jojo Moyes intercalar certos momentos de cómico de situação e de personagem, as próprias personagens ganham mais vida e até a própria história, criando-se, assim, uma ligação especial entre o leitor e as personagens do livro. Apreciei bastante este romance sobretudo pela forma como a autora aborda este tema intercalando-o com o amor e a felicidade, pelo carisma transmitido através das falas das personagens e do seu carácter, e, por último, mas não menos importante, pela história em si, mantendo o leitor sempre com interesse em relação ao que acontecerá de seguida. A reter, principalmente, é a lição dada por Will a Louise em que o mesmo lhe diz para viver a vida ao máximo e para Louise seguir os seus sonhos e sair da “pequena aldeia” onde ambos viviam e ser ela própria, pois ele estará ao seu lado a cada passo que ela der. 
Viver Depois de Ti é um livro que, sem dúvida, leva o leitor a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências e certamente em relação à eutanásia. Recomendo vivamente este livro àqueles que apreciam histórias românticas intercaladas com algum drama, mas que também relatem problemas da atualidade tais como este, a eutanásia, referido na obra de Jojo Moyes. É, sem dúvida, um daqueles livro que marcará o leitor por um bom período de tempo e que deixará marcas das personagens na vida do mesmo. 

Ficha técnica:
Viver depois de ti, de Jojo Moyes, 424 pág., Porto Editora, 2019

Classificação: 5/5 💛💛💛💛💛


Dara Stoyanova, nº 6, 10ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário