domingo, 21 de junho de 2020

A obesidade na infância






    A apreciação crítica que vou realizar é sobre o livro O Cavaleiro Lua Cheia, de Susanna Tamaro.

    O livro relata a história de um rapaz de 8 anos que era obeso e só tinha um amigo chamado Frig (o frigorífico da sua casa).

    O rapaz chamava-se Miguel e morava apenas com a sua mãe, Angélica, pois ela e o pai de Miguel, Artur, tinham-se separado quando ele tinha 3 anos. Os seus pais a sua mãe só queriam que ele emagrecesse. A mãe trabalhava numa empresa de fatos de banho e o pai trabalhava num stand. Ambos eram magros e queriam que Miguel também fosse como eles.

    O livro é uma história de ficção ,mas hoje em dia isso acontece mesmo.

    No decurso da história, Miguel é levado para Instituto Estica-larica, um instituto para as crianças que são obesas emagrecerem.

    Miguel não queria ir porque gostava muito dos pais e nos primeiros dias ele não gostou, porque eles comiam comida de mentira para emagrecer rapidamente.Passados uns dias, o Miguel começou a perceber e a preparar a sua fuga. Miguel emagrece e,durante uma corrida na floresta, ele foge sem ninguém saber e passa algum tempo na floresta. A única coisa que ele tinha era um bolo, que ele comeu logo.

    Enquanto Miguel está na floresta, conhece o furão, o seu novo amigo.O furão leva o Miguel até o Mr. Kakolen ,um inventor que trabalha em segredo na floresta.

    Mais para o no final do livro, o Miguel transforma-se em cavaleiro.Durante uma parte da ação, Miguel torna-se um cão até que, quando está a cair, volta a ser humano.

     Miguel acaba por emagrecer e volta para casa da mãe . 

   A autora conta muito bem a história sobre o Miguel e a forma como ela conta chama a atenção para se ler a obra.

    Concluindo,o livro é muito interessante de ler.Eu acho que a partir do momento em que Miguel ficou com medo de voltar para o Instituto Estica-Larica nunca mais voltou a comer tanto.

    Este livro é como que uma lição para o leitor.


Ficha técnica:

O cavaleiro Lua cheia, de Susanna Tamaro, Editorial Presença, 180 pág., 1999


Classificação: 5/5 💛💛💛💛💛


SHINIC, 10º ano


Sem comentários:

Enviar um comentário