quarta-feira, 17 de junho de 2020

O recruta


O livro O Recruta,  da coleção CHERUB, de autoria de Robert Muchamore  e publicado pela Porto Editora, é um livro de acção, aventura eà mistura com um pouco de romance, que conta a história de um menino de onze anos (faz doze ao longo da história), James Choke, que vivia com a sua mãe, Gwen, e a sua irmã Lauren em Londres. James era um menino muito inteligente, principalmente a matemática, mas aborrecia-se muito facilmente e por isso não mostrava muito interesse pela escola. A sua mãe era muito gorda e à conta disso pessoas da sua escola faziam troça dela. No entanto, James não hesitava e enfrentava essas pessoas e estava sempre metido em sarilhos. Um diaJames, acidentalmente, ao confrontar uma colega de turma que gozara com a sua mãe, rasga-lhe a cara e, assustado, decide fugir da escola. Quando chega a casa, encontra a sua mãe e o seu padrasto Ron embriagados que lhe pedem para ir buscar a sua irmã à escola. Os irmãos chegam a casa e passado algum tempo notam que a sua mãe estava morta. No dia seguinte, James acorda numa casa de acolhimento, a casa Nebraska, onde conhece Kyle o seu colega de quarto e Jennifer, a psiquiatramas nos tempos em que  esteve na casa Nebraska só fazia asneira. Dias depois acorda num edifício luxuoso e é levado ao director que lhe explica que aquele local era uma organização chamada CHERUB onde crianças espiavam  pessoas suspeitas e graças às  qualidades de James pergunta se ele quer fazer parte da organização. James aceita,  mas para poder participar em missões tem de passar cem dias de recruta. Ao passar o treino de recruta com a ajuda da sua colega Kerry, James prepara-se e completa a sua primeira missão.   

   Como qualquer outro livro, O Recruta merece ser analisado, apreciado e criticado apresentando-se  os aspectos bons e maus da obra.

   Normalmente, quando uma pessoa entende a história de um livro, consegue imaginar o que está a ler e às vezes nem sequer nota que está a ler. Isto pois a ação, personagens e os locais onde se passa a história são muito bem caracterizados ao pormenor pelo narrador. Eu, como leitor, asseguro que tudo isto é feito  pelo autor ao longo da história.

  Penso que a  parte do romance não está má. A causa de o romance acontecer está  bem apresentada e faz sentido. Mas eu não consigo imaginar um romance de  miúdos de doze anos. Acho que a idade dos doze é uma idade de alegria e excitação e nós não pensamos nesse tipo de coisa. No entanto, temos de ter em conta que aquelas crianças são maduras para a sua idade e têm um crescimento rápido do ponto de vista psicológico.  Mas  pessoalmente não valorizo muito isso.

  O livro tem um final em aberto. Um final em aberto acontece quando se deixa uma ou mais situações inacabadas. Como exemplos,  James ainda tem doze anos e ainda o esperam  cinco anos de missões pela frente.  O protagonista também afirma que não conhece o pai; será que o vai conhecer no futuro ou saber de alguma coisa dele? Mac, o director da CHERUB, diz a James que ninguém sabe o significado da sigla CHERUB e também lhe diz que ele poderá tentar descobrir no futuro o que significa. As pessoas, se gostarem do livro, provavelmente ficarão curiosas com o que vem a seguir e comprarão o livro seguinte da coleção.

   Eu recomendo este livro a pessoas que tenham noção de como as coisas funcionam na vida, mas não uma completa noção, ou seja, pessoas entre os catorze e dezassete anos, pois acho que pessoas mais velhas poderão aborrecer-se e, como a capa diz, «Robert Muchamore é um escritor infanto-juvenil da actualidade»; mas isso também varia com a personalidade das pessoas. 

 Ficha técnica:

O recruta, de Robert Muchamore, 368 pág., Porto Editora, 2015

Classificação: 4/5 💛💛💛💛

Diogo Fernandes   10ºA   Nº7 


Sem comentários:

Enviar um comentário