quarta-feira, 17 de junho de 2020

Mulherzinhas - um clássico intemporal


Mulherzinhas conta a história das quatro irmãs Meg, Jo, Beth e Amy March. Estas possuem uma vida simples e o dinheiro em casa é escasso, porém o amor que têm umas pelas outras e a vontade de conquistar os seus sonhos são incríveis. 
A mãe, a Sra.March, é a responsável por cuidar, ensinar e preparar as suas filhas para o futuro. O Sr.March encontra-se a lutar na guerra da Secessão. As raparigas travam uma forte amizade com o seu vizinho Laurie Laurence e este é tratado como membro da família March e tem um papel importante na história. 
Entre as aventuras, paixões e perdas desta família, as irmãs March vão aprendendo lições valiosíssimas da vida, que foram uma das razões que me levou a gostar tanto desta história. 
Este livro escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868 tornou-se um clássico da literatura mundial e é de leitura fácil, leve e cativante. Ao longo da história, vamos assistindo ao crescimento das irmãs, cada uma com uma personalidade e sonho diferentes. Mulherzinhas tem uma sequela chamada Boas esposas, que consiste na continuação da história da família March, três anos depois do fim do primeiro livro. Nesta continuação as personagens já estão todas na idade adulta e seguem caminhos diferentes pelos seus sonhos. 
Na altura em que foi publicado, o livro foi um sucesso devido ao seu caráter feminista no que toca ao papel das mulheres na sociedade, mais especificamente pelo facto de Jo não ter o desejo de fazer um bom casamento e ter filhos, mas sim de tornar-se uma escritora. Meg, por outro lado, deseja apaixonar-se e ter uma família, o que vê realizado; Beth é uma rapariga inocente e frágil com uma paixão pela música e por tocar piano; por último, Amy é ainda bastante jovem no início deste livro, mas no fim já é uma rapariga madura e com uma intensa paixão pela arte e pintura. 
Recomendo bastante este livro e a sua adaptação cinematográfica, que foi nomeada para diversos óscares. 

Ficha técnica: Mulherzinhas, de Louisa May Alcoot, ilustração de Maria Manuel Lacerda, 392 pág., Oficina do Livro, 2011

Classificação: 5/5 💛💛💛💛💛

Patrícia Anta, 10ºA



Sem comentários:

Enviar um comentário