domingo, 21 de junho de 2020

Pânico: a explosão de uma carreira


   Pânico é um livro do autor americano Jeff Abbott, publicado em 2005.

   O livro fala sobre a história de um famoso realizador de documentários de 24 anos, Evan Casher,que, após ter ido visitar a sua mãe e tê-la visto ser brutalmente assassinada,  é vítima de uma tentativa de homicídio do assassino de sua mãe.

   Durante a leitura deste livro,  é experimentada uma série de emoções em relação a todas as personagens dada a complexidade e o desenvolvimento da história e das mesmas. Adorei especialmente o modo como a relação de Evan e Carrie (namorada de Evan) se desenvolveu, mesmo após as advertências dadas pelas diferenças dos seus “mundos” e as ordens dadas pelo seu chefe Jargo,um espião que trabalhava por conta própria e que tinha negócios com os agentes corruptos da CIA.

    Outra coisa que me interessou bastante foi a revelação do verdadeiro modo de vida de ambos os seus pais, levando ao espanto e ao estilhaço da “bolha”(modo de vida) onde Evan vivia e, não só mas também,o desenvolvimento da personagem Gabriel, um agente reformado da CIA, que salva Evan do homicida que havia matado a sua mãe, pois no início do livro era representado como alguém sem coração que só se importava com o seu trabalho de obter ficheiros de agentes corruptos da CIA, porém, após as suas razões, história e modo de vida serem reveladas a opinião relativamente à personagem também muda.

Outra personagem que deixa uma impressão forte é Dezz, filho de Jargo e seu braço direito, que, além de ter uma personalidade horrível, era louco a ponto de matar alguém porque lhe apetecia.Apesar de Evan ser a personagem principal desta história de segredos e traições, eu achei um bocado irritante a maneira como pensa,desde os pensamentos cheios de falta de confiança às repetidas insinuações sobre o cenário onde se encontrava.

   Apesar de Pânico ser um livro incrível e absorvente,  tem falhas como qualquer outro e uma delas, em que eu reparei, é a forma de como Evan, no espaço de duas semanas, passa de um "zé-ninguém" que nunca tinha lutado a alguém capaz de derrubar um agente da CIA armado quando tudo o que tinha era um candeeiro.

   Com isto dito, apesar dessa falha, Pânico é um livro que recomendo e que acho que seria capaz de animar qualquer um durante esta quarentena.


Ficha técnica:

Pânico, de Jeff Abbott, Civilização Ed., 468 pág., 2007


Classificação: 4/5 💛💛💛💛


João Lopes nº14, 10ºA 



Sem comentários:

Enviar um comentário