segunda-feira, 15 de junho de 2020

Porque o amor vence o dinheiro


O amor não cresce nas árvores, escrito por Pedro Chagas Freitas e publicado em novembro de 2018 pela Oficina do Livro, é um livro que está organizado de uma forma diferente. 

Contém cinco histórias diferentes, que estão distribuídas pelo livro. Cada história tem uma cor atribuída e cada página está marcada com a cor que lhe corresponde. A cor rosa corresponde a uma grande história de amor, a verde corresponde a um diário de uma adolescente, a azul corresponde a uma intriga política, a amarela corresponde a uma sátira inesperada e a laranja corresponde a um delírio mediático. Desta forma, o leitor pode optar por ler por cores ou ler o livro de seguida. Eu optei por ler o texto de seguida porque não queria estar a saltar de página em página, apesar de ser mais fácil ler por cores.

O livro cativou-me por causa do título, que me lembrou a famosa expressão "o dinheiro não cresce nas árvores“.O autor foi buscar assuntos atuais e banais do nosso dia-a-dia, e quando li o título parecia-me ser uma grande história de amor, mas fiquei um pouco surpreendida, pois não havia apenas um romance, mas também intriga, sátira e, na minha opinião, as personagens são fortíssimas (não se deixam levar por coisas em que não acreditam, são leais a si mesmas). 

Na minha opinião, o autor foi inovador porque, não importa a forma como lemos o livro, há sempre um elemento que interliga as histórias, isto é, há uma história que vai dar sequência às outras, que é a descoberta de uma árvore que dá dinheiro, sendo que essa árvore pertence a um casal. O enredo desenrola-se à volta da posse do terreno onde está a árvore. 

Gostei desta obra por ter assuntos da atualidade, e, quando acabei de a ler, percebi que o amor é realmente mais importante do que o dinheiro, e que não é preciso ter-se dinheiro para se ter amor, pois o amor é um território partilhado. 

Como referi, optei por ler este livro porque tinha uma estrutura diferente que me chamou a atenção, mas quando acabei de o ler não gostei da forma como o li; quando mudamos de página tem uma história completamente diferente. Se tivesse lido por cores seria mais fácil entender a história. 

Uma curiosidade acerca deste livro é que existe uma aplicação que indica qual a sequência e a cor que podemos ler a seguir. 

Recomendo O amor não cresce nas árvores, pois, apesar de ter lido "mal" a história, penso que o autor a escreveu de forma simples, eficaz e até bonita.

Ficha técnica:
O amor não cresce nas árvores, de Pedro Chagas Freitas, Oficina do livro, 504 pág., 2018


Classificação: 3/5 💛💛💛

Joana Carpinteiro, 10ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário