quarta-feira, 17 de junho de 2020

Robinson Crusoé: a audácia de um homem livre



O aclamado romance Robinson Crusoé, que deu fama a Daniel Defoe, escritor e jornalista britânico do século XVII, é intemporal, influente e tem um tom universal, não fosse ele um clássico. Foi publicado em 1719 com um longo título original que, permitam-me que vos diga, dá um grande spoiler. No entanto, tal não me tirou a vontade de o ler e ainda bem, uma vez que, desde o início, o livro é uma verdadeira lufada de ar fresco. Mas como pode um livro de 1719 suscitar tal reação? Pode porque Crusoé é um jovem livre, aventureiro e carismático, envolvendo o leitor nas suas aventuras e filosofias de vida.

 Esta autobiografia ficcional da personagem principal conta-nos a história de um jovem inglês de 19 anos que, convicto de que seria ele a determinar o seu futuro, parte numa viagem com destino ao Norte de África, para grande desgosto de seus pais. Esta iria concretizar os seus desejos aventureiros e alimentar a sua paixão pelo mar. No entanto, muita coisa acontece e Robinson acaba por naufragar numa remota ilha tropical e aparentemente deserta, no meio do oceano Atlântico. Aí tem de sobreviver a tempestades, piratas, canibais e, claro, às contrariedades de uma vida solitária. 

Criticar um livro tão famoso e importante não é fácil, mas, tal como Crusoé, decidi lançar-me à aventura. A meu ver, o livro foi claramente escrito para jovens e fê-lo com grande talento, uma vez que o autor entrou completamente naquela que é a mente de um jovem, transmitindo muito o sentido de liberdade, as desilusões e as esperanças que todos têm. Uma das minhas partes favoritas da obra é a sua forte mensagem de importância da amizade, conexão e outros tantos valores intemporais, uma vez que Robinson dependeu da “comunhão de esforços” e “da solidariedade humana” dos seus amigos para sair da ilha. O texto é ainda enriquecido por fortes críticas aos nobres da época (canibais de almas) e à escravidão, que o autor considera repugnante. Esta presença dos valores e das críticas está de certeza interligada com o século da obra (“Século das Luzes”), altura de novas ideias filosóficas e revoluções. 

No entanto, nem esta grande obra consegue escapar a algumas críticas negativas. O autor, apesar de criar uma personagem que aparentemente é contra a escravatura, não se consegue libertar das influências do colonialismo. Robinson trata o seu amigo negro de uma forma inferior, uma vez que sente a necessidade de o instruir e fica admirado por este lhe ter ensinado algo. Parece-me ainda que Robinson tem demasiadas e complexas habilidades de sobrevivência, o que torna a personagem um pouco irrealista. 

No final, Robinson Crusoé desperta-nos o bichinho da aventura e da imaginação, faz-nos refletir sobre as duas facetas da Humanidade e dá-nos uma imensidão de aptidões de sobrevivência. Quem quiser está mais que preparado para se perder numa ilha deserta! 

Ficha técnica: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe

Clara Pereira, 10ºA



Sem comentários:

Enviar um comentário