domingo, 21 de junho de 2020

Greta Thunberg




O livro  A nossa casa está a arder tem como principal personagem Greta Thunberg, uma ativista sueca de apenas dezassete anos, que pretende fazer a diferença ao nível das alterações climáticas e da poluição ambiental. Foi escrito pela própria Greta e pelos seus familiares. 

Na primeira parte da narrativa, são dadas a conhecer ao leitor as razões que levaram Greta a ser ativista pelo clima, bem como o facto de, aos nove anos, ter sido diagnosticada com síndrome de Asperger (transtorno obsessivo compulsivo) e mutismo seletivo. Logo nesta primeira parte, o leitor sente-se cativado a continuar a sua leitura para descobrir mais sobre Greta e saber como, mesmo tendo estes distúrbios,  conseguiu tornar-se ativista.

Ao longo desta primeira parte, é evidente uma repetição dos mesmos exemplos e das mesmas analogias, sendo estas algo que não é agradável para o leitor e que não era esperado da linha editorial da Presença.

Continuando a leitura, já na segunda parte, o tema deixa de ser maioritariamente Greta e passa a ser uma narrativa de Malena Ernman, sua mãe. Inicialmente, esta segunda parte torna-se desinteressante, pois fala principalmente da carreira profissional de Malena e do conciliar da sua carreira com o estado de saúde de Greta.

Após Malena falar da sua carreira e do sucesso que já alcançou como cantora lírica, são mencionados os distúrbios que tanto Greta como sua irmã Beata sofriam, as suas dificuldades na escola e a falta de ajuda por parte da mesma. Malena fala do quão difícil foi para ela e para o seu marido Svante lidarem e educarem da melhor forma duas filhas com estes distúrbios.

Ao longo de toda a narrativa, há várias citações e analogias de Greta que mostram  ser esta bastante radical, tendo um ponto de vista do género  “ou fazemos ou não fazemos” e dizendo ainda que, para ela, no que toca às alterações climáticas, é “ou preto ou branco”, defendendo este ponto de vista afincadamente.

Com este livro, Greta tem como objetivo dar a entender ao leitor que as nossas ações têm de mudar urgentemente, antes que seja irreversível. Para mostrar esta ideia, Greta refere exaustivamente que “temos de limitar o aquecimento a 1,5⁰C acima dos limites pré-industriais”, sendo repetidas de tal forma expressões como esta, que parece que Greta está a forçar o leitor a mudar os seus hábitos de vida e a diminuir o seu impacto ambiental.

Este é um livro cativante, destinado sobretudo a pessoas que tenham interesse em saber mais sobre Greta Thunberg ou sobre a nossa situação ambiental. 

Ficha técnica:

A nossa casa está a arder: a nossa luta contra as alterações climáticas, de Greta Thunberg, Svante Thunberg, Beata Ernman e Malena Ernman, Editorial Presença, 288 pág., 2019

Classificação: 3/5 💛💛💛

Gonçalo Pereira, 10ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário