terça-feira, 9 de junho de 2020

As canetas de Lale

    


    Eu sou uma pessoa que gosta do tema da II Guerra Mundial,  já tendo lido bastante sobre o
mesmo. Na minha opinião, O Tatuador de Auschwitz, de Heather Morris,  é uma das melhores obras
que aborda este período negro da História.
    O Tatuador de Auschwitz conta a história verídica  de Lale Sokolov, tetovier (tatuador), passada no campo de concentração de Auschwitz, mais concretamente na secção Auschwitz-Bikernau, no ano de 1942. Ao longo da história,vamos acompanhando Lale, o qual passa por diversas peripécias e sofre contratempos, em alguns deles quase acabando morto. 
    Durante o tempo passado no campo, Lale conhece Pepan (naquele tempo era ele o tetovier) o qual lhe pede para ir trabalhar com ele, tatuando os números de identificação nos prisioneiros que iam chegando a Birkernau. É assim que Lale conhece Gita, a sua futura esposa, "tatuando" o nome dele no seu coração.  Porém, trabalhar como tetovier traz-lhe muitas responsabilidades e muitos perigos, pois Baretski, um jovem nazi que fazia parte da SS, andava sempre atrás  dos tatuadores. Mas ao longo da história vai-se desenvolvendo uma estranha relação de amizade entre os dois.
    Gostei muito do livro, pois este desenvolve muito bem os momentos de suspense e ação, fazendo- nos por vezes sentir na pele de Lale. A obra também tem descrições muito realistas, sendo muito fácil
recriar na cabeça uma aproximação dos lugares por onde as personagens passam, o que cria uma sensação de entusiasmo no leitor, tornando o livro muito agradável e fácil de se ler. Aliás, O Tatuador de Auschwitz foi nomeado para vários prémios, acabando por ganhar o Audie Award for Fiction.
    Resumindo, aconselho muito este livro sobre tão profundo e escuro tema por descrever muito bem como era a vida nos campos de Auschwitz na perspetiva não só do tatuador, como também dos trabalhadores não judeus e da parte feminina do campo, ficando-se a saber da forma mais dura quão cruéis eram aqueles campos de concentração.
    Foi recentemente publicada uma sequela sobre a personagem Cilka (A Coragem de Cilka), que conta como ela salvou a vida de Lale... mas mais spoilers não dou ��

Ficha técnica: 
O tatuador de Auschwitz, de Heather Morris, Editorial Presença, 232 pp., 2018


Classificação: 5/5 💛💛💛💛💛

Rodrigo Furtado 10ºA, Nº 22

Sem comentários:

Enviar um comentário