domingo, 21 de junho de 2020

O ódio que semeias: uma ficção sobre a realidade racista

O ódio que semeias é uma ficção juvenil que relata alguns temas inerentes à sociedade atual: desde o racismo, passando pelo crescimento juvenil até à desigualdade económica, a autora Angie Thomas escreve um livro brilhante que ficará para a história.

Esta narrativa contemporânea é contada por Starr Carter, uma adolescente que se move entre dois mundos: um bairro periférico e problemático, habitado por negros como ela, e a escola que frequenta numa elegante zona residencial de brancos. O frágil equilíbrio entre estas duas realidades é quebrado quando Starr se torna a única testemunha do disparo fatal de um polícia branco contra Khalil, o seu melhor amigo.

Esta obra literária é, no mínimo, dinâmica e engenhosa, pois nela a autora consegue conjugar os episódios emocionantes da vida da adolescente (os namoros, as festas e os conflitos amistosos) com momentos de grande tensão (como a manifestação onde Starr fala em justiça do seu falecido amigo ou como quando o próprio foi morto).

No entanto, é crucial salientar o tema geral e de grande importância para o qual O ódio que semeias converge: o racismo. A luta permanente de Starr demonstra o quão difícil é neste mundo trazer justiça a uma pessoa negra. Porém, esta personagem e a sua mensagem são incríveis porque ensinam-nos a nunca desistir ("Qual é o sentido de ter uma voz se vais ficar calada nestes momentos em que não deves estar?").

Refira-se ainda que, à parte o  enredo, Angie Thomas escreve com frases curtas e bem pontuadas e a linguagem empregue é rica,  mas ao mesmo tempo acessível. Em suma, é um livro muito bem escrito e traduzido. Por outro lado, a nível ficcional, a autora desenvolve o enredo  de forma detalhada e sem nunca esquecer nenhuma das personagens. Curiosamente, Angie confessou que alguns aspetos da vida quotidiana de Starr (como a música ouvida por esta e os ténis utilizados) foram inspirados na sua própria mocidade.

O ódio que semeias já ganhou vários prémios (incluindo o Goodreads Choice Award de Melhor Ficção Young Adult) os quais foram merecidos, e, pelo seu sucesso, já foi adaptado para um filme com o mesmo título. Não só por ser tão elucidativo no que toca à opressão enfrentada pelas pessoas negras atualmente, mas também por estar tão bem escrito, na minha opinião, todos devem lê-lo. Certamente, este exemplar da literatura merece uma classificação de 5 estrelas.

Ficha técnica: 

O ódio que semeias, de Angie Thomas, tradução de Rita Figueiredo, Editorial Presença, 352 pág., 2017

Classificação: 5/5 💛💛💛💛💛


Margarida Teles, 10ºA



Sem comentários:

Enviar um comentário