quarta-feira, 17 de junho de 2020

Aos olhos de Cross

Através dos meus pequenos olhos, um livro de Emilio Ortiz, é uma história que, apesar de ser inventada, é bastante realista e relata o dia-a-dia de um cego através dos olhos do seu cão-guia. 
 Cross era um cão, jovem, que vivia num canil e que veio a ser adotado por Mário, o tal jovem invisual. Os dois passaram a viver juntos numa escola de treino de cães-guia e o livro retrata todo esse percurso de aprendizagem e todas as aventuras que viveram juntos desde o primeiro dia em que ele saiu do canil.
 Cross era um cão muito feliz e a maneira como relata tudo o que vê é bastante extraordinária e inocente, como, por exemplo, quando Cross disse que Júlio, um dos “humanóides”, como ele lhes chama, “Andava sempre com uns óculos de fundo de garrafa- certamente recomendados por algum inimigo (…)” ou quando, durante o pequeno-almoço na escola, com todos à mesa, Cross descrevia o cenário e disse: “Portanto… ali estavam sentados os seis matulões cegos…de fome!”. 
Cross é também um cão muito inteligente e até ler o livro não me tinha apercebido de que eles, cães, poderiam compreender coisas tão mínimas e insignificantes que nós fazemos e nem reparamos. Com isto refiro-me ao simples pormenor do momento em que Mário estava a fazer as malas para deixar a escola, juntamente com Cross e o “som do correr do fecho é lento e soa como uma ladainha”, quando por outro lado, se estivéssemos ansiosos por chegar a um sítio, o som seria rápido e assertivo! E realmente é verdade! 
 Sempre tive uma grande relação com animais, especialmente cães, e este livro fez me pensar que por mais pequenos os gestos que eles tenham para connosco e que, para nós, até possam parecer insignificantes, significam bastante para eles! Como Cross disse: “Tanta coisa que lhe poderia dizer, caso conseguisse falar!”

Ficha técnica:
 Através dos meus pequenos olhos, de Emilio Ortiz, 264 pág., Porto Editora, 2019

Classificação: 5/5 💛💛💛💛💛

Inês Valente, 10ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário